sábado, 6 de março de 2010

Matemática Aplicada


Numeros, calculos, tempo... Dizem que tempo é dinheiro, será mesmo? Pois bem, andei pensando indiretamente sobre essa frase (ou será ela a conclusão das minhas idéias?)... Minha cabeça procura sarna pra se coçar, e muitas vezes pra não me dar conta do presente fico viajando nas idéias, e o mais engraçado é o momento em que me pego viajando e percebo quão longe eu fui, aí tenho que gritar lá de longe pra voltar onde estava.
Comecei a pensar que trabalhava dando aulas cobrando por cada hora, e ainda hoje trabalho contando as horas (e os minutos do tal cartão-ponto). Quando estou com pressa e atrazada, isso é: sempre, corro muito e além de usar bem mais gasolina também estrago as peças do carro ao varar as lombadas (ah, como ouço a voz do meu pai cada vez que pego no volante..), o que me custa mais, porém as vezes prefiro trabalhar mais e ganhar mais, para depois usar mais meu tempo com as pessoas, por exemplo ficar mais em uma festa antes de ir pra outro lugar, e depois ter que gastar com manutenção dinheiro ao invés de tempo.
Na mesma linha de raciocinio, a nossa mais nova aquisição foi uma máquina de fazer pão; divertidissima! Ficamos criando mil receitas, acrescentando as ervas e temperos do jardim, deixando a imaginação rolar solta. Ai a tal curiosidade.. poxa, maquina magica.. o tanto que fazemos de pão.. quanto se economiza com uma máquina de pão? Aí vai, a família se mobilizando pra desvendar o novo desafio (será falta de mais um hobbie por aqui?!)... 'Bom, com um saco de farinha da pra fazer quantos pães? e o fermento?... ah mas veja bem, pra ter o cálculo apurado também é necessario contar a energia elétrica que vai.. é mesmo'... e com os meus botões eu penso: " Não é possível, essa diferença com certeeza não vale o meu tempo de calcula-la"...
Antes a questão que era sempre posta girava em torno de um universo bidimensional: Tempo X Espaço... evoluímos (seria essa a palavra?) agora pra uma questão tridimensional: Tempo X Espaço X Dinheiro... Quão genial são os homens, para criarem algo que ganhou tanta força a ponto de virar um satélite no nosso sistema, tornando seus próprios criadores os escravos? Lembro-me bem de quão indignida fiquei ao assistir a Little Terror Shop, da flor carnívora que infernizou a vida de seu criador... e mais uma vez concluo que a ficção é só um espelho da nossa realidade, que a gente usou deste artifício pra tentar rir ao invés de chorar... até quando?

[Por July Tilie]

Nenhum comentário: